domingo, 4 de novembro de 2012


Chomsky: A Tese Inatista.
Noam Chomsky defende que o ser humano é provido de uma gramática inata, é dotado com uma aparelhagem herdada biologicamente para a  gramatica, ou seja, esta já nasce com a pessoa e vai de desenvolvendo conforme seu crescimento, que a fala é uma capacidade genética de todos os humanos. Chomsky não acredita que uma criança aprende a falar por meio da imitação de outras pessoas ou por meio de um processo estimulo-resposta. E sim, que toda criança considerada normal está predestinada a realizar determinadas atividades tais como adquirir estruturas gramaticais muito difíceis, tão rapidamente que, não o faria se tivesse que imitar todas as palavras que fosse capaz de dizê-las.
Para Chomsky, a criança possui um aparelho de aprendizagem chamado de DAL, que é acionado e se autua a partir de sentenças, que recebe o nome de IMPUT, que tem como implicação a língua a qual a criança está exposta. O IMPUT, é formado por muitas regras e a criança em contato com a língua, elege as regras que trabalham para aquela língua, desativando as que não funcionam. De acordo com essa proposta, a criança tem uma Gramática Universal GU, inata e que contém todas os preceitos de todas as línguas.


BIBLIOGRAFIA
1.   KATO, Mary A. No Mundo da Escrita: uma perspectiva psicolingüística. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1990. pp. 98 – 138.
2.   LYONS, John. Linguagem e Lingüística: uma introdução. Tradução de Marilda Winkle Averbug. pp. 219 – 243.
3.   MAROTE, João Teodoro D`olim e FERRO, Gláucia D`olim Marote. Didática da Língua Portuguesa.
4.   SANTOS, Raquel. A Aquisição da Linguagem. FIORIN, José Luiz. (Org.). Introdução à lingüística: I objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
5.   SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da Linguagem. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (Orgs.) Introdução a Lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp. 203 – 232.

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